Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no grupo do EsporteAI e receba as novidades no seu WhatsApp
O futuro da canoagem velocidade parece ter um nome e sobrenome: Mateus Nunes.
O atleta de 18 anos é uma promessa da modalidade e é o canoísta mais jovem a representar o Brasil nas Olimpíadas. Mateus fará sua estreia em Jogos Olímpicos na prova do C1 1000m, especialidade do compatriota e medalhista olímpico Isaquias Queiroz.
O atleta faz parte da nova safra de canoístas visando os próximos ciclos olímpicos e chega aos Jogos Olímpicos de Paris totalmente apto. Um mês antes do início das Olimpíadas, conseguiu um feito inédito ao se tornar o único atleta do mundo da canoagem a conquistar três medalhas de ouro no Mundial Júnior de Canoagem, nas provas C1 500m, C1 1000m e C2 500m.
O jovem é oriundo do Projeto Social Remando no Rio de Contas, de Itacaré, na Bahia. Lá ele aprendeu todas as técnicas da canoagem e acabou sendo chamado para a seleção de base da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem).
Mesmo com pouca idade, Mateus já disputou vários campeonatos:
- No Olympic Hopes de 2022, o itacareense foi medalhista de ouro no C2 1000m, de prata no C2 500m e de bronze no C1 1000m, na categoria sub-15.
- No ano seguinte, foi ouro no C2 1.000m e no C1 500m, e bronze no C2 500m, na categoria sub-17.
Rodrigo dos Santos, presidente da Associação de Canoagem de Itacaré, falou sobre Mateus ao site iBahia:
“É um atleta novo e tem todo um futuro pela frente através do esporte. O garotão já tinha muitos resultados e, agora no Mundial, fez história para o Brasil, fez história no mundo inteiro. Mateus foi o melhor atleta do evento.”, afirmou o presidente.
Mateus chega em Paris com os pés no chão, sabendo que chegar ao pódio é um desafio, mas tem tudo para aproveitar a oportunidade, reunir experiência e assumir um bom lugar na história da canoagem brasileira e no futuro olímpico que lhe aguarda.
Conheça outros atletas que representam a Bahia nos Jogos Olímpicos de Paris.