Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no grupo do EsporteAI e receba as novidades no seu WhatsApp
Por Iasmin Oliveira
No último domingo, Neymar Jr. aceitou a proposta para retornar ao Santos Futebol Clube, onde iniciou sua trajetória como jogador. O clube prevê a volta do atacante por um período inicial de seis meses e possibilidade de extensão até a Copa do Mundo de 2026. Agora, resta apenas a oficialização da rescisão de contrato com o Al Hilal, time onde ele atua desde 2023.
Apesar do Santos estar otimista quanto ao retorno de Neymar à Vila Belmiro, a rescisão não é simples. O contrato vigente tem validade até o meio deste ano e o jogador vai precisar convencer os árabes sobre sua saída. Além disso, há um acerto financeiro pendente. Neymar tem um valor de aproximadamente 65 milhões de dólares (cerca de R$ 400 milhões) a receber do Al-Hilal. Embora tenha manifestado o desejo de ser liberado, o jogador não abre mão desse valor no momento.
O Santos acompanha a situação com tranquilidade, já que firmou um acordo com Neymar para seu retorno até o meio do ano, assim que a rescisão for concluída. No entanto, a situação pode se estender até o fim de janeiro. O objetivo do clube é resolver o tema rapidamente para que o craque possa disputar o Paulistão.
O possível retorno começou a ganhar força na semana passada, quando Jorge Jesus, técnico do Al-Hilal, declarou em uma entrevista coletiva que não conta com Neymar para o Campeonato Saudita, alegando que o jogador não tem conseguido acompanhar o ritmo dos companheiros nos treinamentos.
Em resposta à declaração, o Santos agiu rapidamente e, em 24 horas, produziu um vídeo narrado pelo Rei Pelé, no qual apresentou ao pai de Neymar os motivos pelos quais o retorno ao clube seria fundamental para recuperar a sua melhor fase.
Qual é o salário de Neymar no Al-Hilal?
O jogador conta com um salário no valor de 320 milhões de euros (R$ 2 bilhões, na cotação atual). Com esse valor, Neymar possui o terceiro maior salário do futebol mundial, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. O valor da remuneração de Neymar no Santos não foi revelado, mas os detalhes contratuais já estão acertados.
Mais detalhes sobre o acordo
Outro ponto crucial no acordo entre Santos e Neymar é que o jogador terá autonomia sobre seu futuro. Ou seja, se o cenário for positivo nos primeiros meses de sua volta ao Brasil, existe a possibilidade de um novo acordo com o clube, que poderia se estender até a disputa da Copa do Mundo de 2026, em junho.
Se o retorno não corresponder às expectativas, o atacante poderá tomar a decisão que desejar, sem compromissos com o Santos ou com o Al-Hilal. Naturalmente, a diretoria do clube paulista buscará viabilizar uma renovação de contrato.