Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no grupo do EsporteAI e receba as novidades no seu WhatsApp

Compartilhe este post:

Como diz o ditado, “o bom filho à casa torna”. Foi isso que Neymar da Silva Santos Júnior, popularmente conhecido como Neymar, fez ao aceitar a proposta para retornar ao Santos Futebol Clube em 2025, time no qual iniciou sua carreira.

No dia 7 de março de 2009, o jogador, então com 17 anos, disputava a primeira partida como profissional com a camisa do Santos. O primeiro jogo do ídolo santista foi contra o Oeste, pelo Campeonato Paulista. O jogo terminou com a vitória do Santos por 2 a 1, mas o primeiro gol de Neymar pelo Alvinegro Praiano ocorreu no dia 15 daquele mesmo mês, contra o Mogi Mirim, na Arena Pacaembu.

Neymar comemora seu primeiro gol pelo Santos, em 2009 — Foto: André Lessa

Naquele mesmo ano, o Santos foi vice-campeão do Paulistão, e Neymar foi eleito a revelação da competição. Em pouco mais de quatro anos, Neymar disputou 225 jogos e anotou 136 gols, tornando-se o maior artilheiro do Santos desde a era Pelé.

No dia 26 de maio de 2013, Neymar se despedia do Santos para dar início a uma nova etapa em sua carreira. A partida contra o Flamengo, disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília, ficou marcada como o adeus de um dos maiores talentos do futebol brasileiro dos últimos tempos, que partiria para a Europa em busca de novos desafios. Lá, Neymar conquistou importantes títulos e foi reconhecido mundialmente, alcançando o posto de terceiro melhor jogador do mundo em 2015.

Antes do jogo, o jogador se emocionou em seu último discurso no vestiário, como registrou a Santos TV na época. Assista:

Pelo Santos, o atacante conquistou vários títulos, como:

🏆🏆🏆 Três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012)
🏆 Uma Copa do Brasil (2010)
🏆 Uma Conmebol Libertadores (2011)
🏆 Uma Recopa Sul-Americana (2012)

Neymar também conquistou o Prêmio Puskas da FIFA, de gol mais bonito da temporada de 2011, marcado na derrota por 5 a 4 contra o Flamengo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro daquele mesmo ano. Na Libertadores de 2012, ele marcou três gols contra o Internacional, pela fase de grupos da competição. Um dos gols se tornou finalista do Prêmio Puskas daquele ano, vencido pelo eslovaco Miroslav Stoch.

Foto: Ricardo Saibun/Santos FC

O atacante foi negociado pelo Santos ao Barcelona por 17 milhões de euros (aproximadamente R$ 50 milhões, na cotação da época). Ele defendeu o clube catalão de 2013 a 2017, até se transferir para o PSG, da França, em uma transação histórica que se tornou a mais cara do futebol mundial: 222 milhões de euros (cerca de R$ 821 milhões).

Atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, Neymar vestiu a camisa de quatro clubes na sua carreira: Santos, Barcelona, PSG e o clube saudita. Pela Seleção Brasileira, o atacante soma 128 jogos, 79 gols marcados e 32 assistências. Além de conquistar dois títulos com a amarelinha: a Copa das Confederações e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Siga o EsporteAI na sua rede favorita!

E fique por dentro das novas notícias e conteúdos.

EsporteAI © - Todos os direitos reservados - 2024